Conheça nossa história


O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará, foi fundado em 15 DE JULHO 1953, tendo como seu primeiro presidente RODRIGO GOMES DE OLIVEIRA, proprietário da extinta Padaria São José, presidiu o biênio de 1954 a 1956.

Este panificador dedicou grande parte de sua vida e o melhor da sua capacidade e entusiasmo na defesa dos interesses da classe.

O segundo presidente foi JOÃO ALLAN, da extinta padaria Rei do Nordeste, presidiu três mandatos de 1956 a 1962, bem relacionado, de espírito alegre e de fácil comunicação, com muito esforço e firmeza defendeu a classe, numa época em que era bastante difícil o relacionamento desta, e das autoridades competentes, responsáveis por tabelamentos, fiscalizações e abastecimentos.

O terceiro presidente foi ABÍLIO RODRIGUES DE LEMOS OLIVEIRA, da extinta padaria Lisboa, presidiu cinco mandatos de 1962 a 1974. Consta que, na administração de João Allan e Abílio foi implantado no Ceará a antecipação e quitação de imposto na fonte, um recurso já utilizado na época em Recife. Também foi quando o Ceará trouxe o primeiro Congresso Nacional da Panificação, o CONGREPAN, que em grande estilo e com banda de música foi feita a recepção dos congressista em um navio. Naqueles remotos tempos, aqui não tinha moinhos, fábrica de refrigerantes ou gordura e a única empresa que deu apoio foi o fermento Fleischmann.

Os hóteis não tinham acomodações para todos os participantes, portanto, tiveram que contratar o navio que se chamava Ana Nery, para servir de alojamento para a maioria dos congressistas dos outros Estados. Nessas gestões foi quando o Sindicato filiou-se a FIEC, que era localizada no edifício Jangada.

O quarto presidente foi ANTÔNIO RODRIGUES VERAS NETO, da extinta panificadora São Francisco das Chagas, presidiu dois mandatos de 1974 a 1980. Era um homem de pulso forte e medidas sérias. Na época da revolução e dos tabelamentos, conseguia reunir os panificadores para juntos encontrarem soluções para a classe.

O quinto presidente foi EDSON TEIXEIRA DE ABREU, proprietário da panificadora Primor, com o mesmo entusiasmo dos seus antecessores, muito se esforçou para colocar a classe em um lugar de destaque. Na sua administração foi criado o jornal “O Ceará Panificador”, órgão informativo extremamente necessário para o conhecimento das atividades da classe e realizado o segundo CONGREPAN que reuniu o maior número de panificadores em um congresso.

O sexto presidente foi ALEXANDRE PEREIRA SILVA, diretor da Pão de Forno, que presidiu o Sindpan durante duas gestões consecutivas (1998/2001 e 2001/2004), dinamizando o setor e congregando o sindicato e a Associação do Ceará numa só entidade, entre muitas outras ações.

No ano de 2004 foi eleito RICARDO PEREIRA SALES e foi reeleito por um periodo de 4 anos na gestão de (2007 / 2010), com o ideal de promover melhorias para o setor e aumentar o número de associados do SINDPAN, através da divulgação dos serviços oferecidos e ampliação do número de treinamentos. O quadro de associados aumentou de 96 para 200 associados, captados através do Projeto de Ampliação da Representatividade do SINDPAN que contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Hoje tem o apoio da diretoria que é bastante atuante e a primeira conquista histórica foi a redução do ICMs da Farinha de Trigo de 17% para 12%, em seguida foi realizado o I Fórum N/NE de Líderes das Indústrias de Panificação e Confeitaria, aqui em Fortaleza, onde após a realização o Sindicato do Ceará passou a ser considerado um dos líderes do setor a nível Norte e Nordeste. Essa iniciativa tornou o fórum um evento acreditado e que continua sendo realizado semestralmente nos outros estados.

O Sindicato hoje é considerado o mais atuante, participativo, com forte grau de representatividade e continua revolucionando sua força para o novo milênio, unindo os panificadores em reuniões nos bairros, interiores e aproximando-se das autoridades, tornando-as menos punitivas e mais educativas, através de fóruns de debates, seminários, reuniões, etc... Sempre na luta e em busca de novas conquistas, conseguimos outros importantes cargos como: o de I Vice-presidente da ABIP, Diretor Executivo da FIEC e diretoria do CIC, para que o setor continue se destacando e sobreviva a todas as crises...

Mais informações:

SIND. DAS IND. DE PANIF. E CONF. NO ESTADO DO CEARÁ

Fantasia – SINDPAN - CNPJ – 07.341.050/0001-81

Endereço – AV BARÃO DE STUDART, 1980 4.º ANDAR ALDEOTA CEP – 60120-001 – FORTALEZA-CE.

Tel/Fax: (0xx85) 3261.0052 – 3224.4500 – 3466.5477.